INTERCULTURALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

  • Kleberson Almeida de Albuquerque
  • Caroline Cardoso
  • Cássio Marcelo Sobrinho de Souza

Resumo

O presente estudo busca apresentar uma análise da literatura existente a respeito da abordagem da interculturalidade na formação do profissional de educação de sociologia presente na educação básica. Objetivou-se compreender as pesquisas que já foram realizadas e em quais aspectos precisam de mais estudos e análises. Para tanto, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica nas bases de dados abertas tais como Scielo e Google Acadêmico, sem uma delimitação temporal, a fim de obter o maior número de resultados possível, além de relacionar a discussão teórica com a interculturalidade presente na BNCC. Desse modo, foi possível constatar que há uma baixa produção a respeito da formação docente do profissional de educação de sociologia e a construção de bases solidas sobre a educação da interculturalidade. Assim também, observou-se a necessidade de uma formação crítica que absorva essa educação intercultural para um ensino de sociologia mais crítico e reflexivo das múltiplas culturas presentes na sociedade.

 

Downloads

Publicado

2021-02-10

Como Citar

ALBUQUERQUE , K. A. de .; CARDOSO, C. .; SOUZA, C. M. S. de . INTERCULTURALIDADE E FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Revista de Estudos Interdisciplinares, [S. l.], v. 2, n. 1, 2021. Disponível em: http://periodicos.editorabm.com.br/index.php/rei/article/view/18. Acesso em: 7 mar. 2021.