Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, conforme modelo da Revista
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Não haverá cobranças de taxas.

As normas de submissão são requisitos básicos para aceitação de trabalhos. Admitem-se dois tipos de trabalhos acadêmicos: artigos ou resumos expandidos. Para cada um dos tipos de trabalhos admitidos os autores deveram observar requisitos de estrutura, formatação, citações e referências.

O(s) autor(es) são aqueles que efetivamente contribuiu para o trabalho científico, considerando a concepção do estudo, o desenvolvimento, a análise e a interpretação dos dados e a redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de 5 autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar à secretaria e ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente. Não são aceitos autores que não tenham cadastro e currículo ativo na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br) do Conselho Nacional de Pesquisa do Brasil (CNPQ) ou no ORCID (https://orcid.org/).

As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.

Ética na pesquisa: É necessário informar que as entrevistas e experimentações envolvendo seres humanos obedeceram aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica. É preciso garantir o anonimato aos sujeitos de pesquisa e, se necessário, às instituições, exceto se houver permissão para a identificação; a autorização ou restrição à identificação deve ser informada, em nota, no corpo do artigo.

ESTRUTURA

Artigos: Serão publicados artigos originais ou de revisão. Artigos originais são aqueles que apresentam temas e abordagem originais, enquanto artigos de revisão são aqueles que melhoram ou atualizam significativamente as informações de trabalhos anteriormente publicados. A estrutura arquivo modelo ( REI - Modelo de Artigo).

Resumo Expandido: Serão publicados resumos expandidos. A estrutura arquivo modelo ( REI - Modelo de Resumo Expandido).

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DOS MANUSCRITOS

Política de Avaliação: Os Editores e o Corpo de Avaliadores são cientistas e pesquisadores renomados, que exercem a função de avaliar e garantir a qualidade da publicação, emitindo pareceres sobre os trabalhos. Os trabalhos submetidos são apreciados por dois avaliadores, no Processo Pares Cegas (Double Blind Review), ou seja, com a omissão da identificação do(s) autor(es). Caso haja pareceres divergentes, o trabalho é encaminhado para um terceiro avaliador. Os pareceres são analisados e julgados pelo editor designado.

Diretrizes de Avaliação: Os trabalhos submetidos serão encaminhados aos avaliadores, uma vez que estes estejam inseridos nos eixos temáticos da revista e de acordo com as normas gerais do periódico. Primeiramente serão inseridos na fila de submissões, e consequentemente passam pela avaliação por pares cega e avaliação editorial. Caso aprovados, recebem edição de texto, composição e leitura de provas. No final do processo são designados a uma edição e volume. O processo geral de avaliação, entre submissão e resposta da avaliação dura cerca de três meses. Após avaliações, serão direcionados ao próximo volume específico, podendo ainda ser publicado nas edições posteriores, em atenção ao calendário acima apresentado.

Política Antiplágio: O(s) autor(es) deve(m) responder às exigências de originalidade e ineditismo do artigo, no todo ou em parte, e garantir a explicitação de todas as fontes e referências que compõem o manuscrito. O atendimento a essas exigências e condições será atentamente verificado por meio do sistema Plagius.  Em caso de dúvida sobre a ocorrência no trabalho, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar o(s) autor(es) e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.